sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Resenha: Jogos Vorazes


   Sabemos que já é clichê falar sobre Jogos Vorazes, porém queremos trazer uma nova resenha abordando além da história, a nossa opinião. Este Livro traz mais uma distopia (distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção onde mostra o pior das pessoas), melhor dizendo, este livro trouxe as distopias aos holofotes.

Sinopse Oficial: 
   "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"


Resenha: 
   Suzanne Collins nos transporta através de seu livro "Jogos Vorazes" para Panem, que surgiu após a destruição da América do Norte como um novo país que é dividido em 13 distritos e 1 capital que os "controla". 
   Cansados da mão de ferro que a capital emprega, os 13 distritos entram em guerra com ela. A capital sai vitoriosa 12 distritos dão derrotados e punidos e o 13º distrito é destruído. Este período ficou conhecido como Dias Escuros.

  O livro se passa 74 anos após estes acontecimentos, com a intenção de lembrar os 12 distritos restantes do poder da capital, criou-se os Jogos Vorazes. Anualmente um garoto e uma garota entre 12 e 17 anos, conhecidos como tributos, se voluntariam ou são sorteados na colheita para serem levados a capital para participar dos jogos.

   Katniss Everdeen é uma garota comum do distrito 12, que viu, após a morte de seu pai, a responsabilidade de cuidar da casa e de sua irmã mais nova, Prim, cair sobre ela após sua mãe ficar depressiva.

A colheita se passa todo ano para selecionar os tributos. Ao completar 12 anos seu nome é colocado uma vez na urna, quando completa 13 é colocado 2 daí por diante. Os jovens ainda tem a escolha de colocar o nome mais vezes em troca de um suprimento de grãos para sua família.




   Na colheita o inesperado acontece e Prim é sorteada para ser um dos tributos do distrito 12, Katniss com o intuito de proteger sua irmã se voluntaria para ser tributo em seu lugar assim acaba indo para os Jogos, junto com o filho do padeiro, Peeta Mellarck.
   Suzanne escreve o livro com uma linguagem simples e gostosa de ler, entre momentos de ação e muito suspense o livro nos deixa tenso do começo ao fim terminando da maneira mais surpreendente e nos deixando loucos pela continuação.

NOTA DO LIVRO:
Título: Jogos Vorazes



Autor (a): Suzanne Collins
Subtítulo: Jogos Vorazes - Livro 1
Edição: 2
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Ano: 2011
Páginas: 397

Escrito por Vitor Gustavo, Ana Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário