terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Resenha: Extraordinário


   Extraordinário traz um tipo de tema recorrente nos últimos tempos, nele vemos uma doença ser abordada com o intuito de mostra como ela pode afetar a vida de uma pessoa. O livro é como muitos já perceberam e já ouviram falar "Um tapa na cara da sociedade". para entender o porque disso continue lendo a resenha.

Sinopse oficial:
   "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
   Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor."

Resenha:
   R. J. Palacio nos introduz a vida de August (Auggie) um menino de 10 anos que nasceu com uma serie de doenças que causaram uma grave deformidade em seu rosto. Por causa desta deformidade ele acaba sendo visto como uma "anormal" e sofre com os olhares e a insegurança que sente.  O livro se passa na vida cotidiana deste garoto que pela primeira vês ira para a escola e com isso o livro demonstra as varias reações que as pessoas tem ao velo.
   August já passou por dezenas de operações que alem de deixar sua aparência mais "normal", estas cirurgias são muitas vezes citadas no decorrer da historia.
   O livro segue contando as experiencias e desafios que ele tem nesta escola alem de sua vida fora do ambiente escolar. A narração do,livro é dividida entre varios personagens e August é quem narra a maior parte da historia.


   Alem de Auggie o livro mostra o ponto de vista de pessoas que o cercam assim podemos ver vários acontecimentos de 2 ou mais pontos de vista, desta maneira a autora também consegue explorar o intimo de vários personagens e mostrar que muitas vezes a irmã ou amigo deixam de dizer muitas coisas que pensam pois veem August como um menino frágil.
   No decorrer do livro fica claro que o objetivo não é sentirmos pena do personagem principal e sim mostrar que nossas ações podem gerar grandes consequências e que apesar de clichê o livro aborda o tema da aparência e mas uma vez mostra que ela não importa realmente.
   A escritora escreve om maestria o livro apesar de o livro ser sobre a historia de uma criança podemos notar que os problemas e desafios do menino muitas vezes se encaixa para muitos adultos.  Diferente de A culapa é das Estrelas do autor John Green o livro termina de um modo mais feliz porem não é o que vemos em muitos casos. Alem da escritora criar o livro de uma maneira simples e muito concisa, a editora Intrínseca teve muito cuidado com a diagramação e os detalhes em cada pagina.  

NOTA DO LIVRO:  
Título: Extraordinário

Autor (a): R. J. Palacio
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320

Escrito por Vitor Gustavo.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário