sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Resenha: O Lado Bom da Vida


   O Lado Bom da Vida escrito por Matthew Quick ganhou os holofotes após receber uma adaptação para o cinema, mas não se engane pensando que o livro é parecido com o filme pois não é bem assim já que se compararmos o filme só engloba a matade da historia retratada no livro homônimo.


Sinopse Oficial: 
   "Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança."



Resenha:  
   O livro conta a historia de Pat que acaba de sair de um "lugar ruim" como ele intitula a clinica psiquiátrica, Pat esta tentando retomar sua vida após sofrer um grande crise indo parar nesta clinica. Narrado em primeira pessoa o livro mostra a volta pra casa de seus pais e a relação com eles, conta sua relação com Nicki que logo de cara vemos que é a principal razão para sua crise.
   Após sair da clinica Pat demonstra um vicio em exercícios deixando claro que esta fazendo isso para reconquistar sua ex esposa. Ao ir a um jantar na casa de amigos ele conhece Tiffany uma mulher que enlouqueceu após a morte de seu marido. 
   Tiffany é apresentada como uma saída para Pat um meio dele achar algum e que entende o que ele passou e que pode ajudá-lo de diversas formas.


   Em certos momentos a historia se perde e acabamos percebendo que a mãe de Pat poderia ser a grande protagonista do livro já que em muitos momentos os sentimentos e escolhas retratados são os dela.  A escrita de Matthew Quick é simples e esta simplicidade deixa o livro fácil de se ler chegando até a ser bobo em alguns momentos, mas nada que afete o prazer de lê-lo. 
   O livro traz um tema pouco explorado o que poderia deixar o livro magnifico mas isto não ocorre pois Matthew muitas vezes se perde em sua escrita deixando claro que Pat não é realmente o único protagonista, alem de não explorar temas que deixariam o livro mais rico.

NOTA DO LIVRO:
 
Título: O Lado Bom da Vida

Autor (a): Matthew Quick
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 256

Escrito por Vitor Gustavo.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário