terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Resenha: A Lista Negra.


   Quando penso em um livro triste, de várias maneiras, sempre me lembro de "A Lista Negra". Após percebemos como as pessoas realmente podem ser, cada momento que vivemos parece ser diferente. Jennifer Brown conseguiu me fazer sentir muita tristeza ao ler esse livro, sendo que isso não acontece muito, já que nem A Culpa é Das Estrelas, que todos dizem ser lindo, me fez ter fortes sentimentos.


Sinopse Oficial:
   "E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão."



 Resenha
   O livro se passa em 2 momentos diferentes da vida de Valerie Laftman, em um ela esta tentando retomar sua vida e retornando a sua escola, enquanto no outro o livro se passa entre os dias próximos do massacre que ocorre no Colégio Garvin. Valerie viu sua vida mudar brutalmente após seu namorado Nick Levil assassinar vários alunos do Colégio onde os 2 estudavam, e cometer suicídio após seu ato.
   O Livro como muitos outros traz como o principal tema o Bullying, que muitos adolescentes sofrem em suas escolas, e para Valerie e Nick acabou virando rotina a perseguição que eles sofrem. Além de aproxima-los o Bullying trouxe a tona muitos sentimentos recorrentes. Após mais um dia com implicações de seus colegas Valirie resolve em casa criar um lista com todas as coisas que ele não gosta. Quando ela leva o caderno com a lista para a escola Nick acaba vendo e descobrindo este meio de escape que ela utiliza, assim a Lista Negra acaba juntando ainda mais os dois.
   O que Valerie nunca imaginou é que Nick utilizaria esta lista para causar o massacre que assustou toda a cidade, e  que ela mesma sairia machucada por causa da lista.


   Apesar de ter criado a lista Valerie nunca soube o que Nick pretendia, isso acabou causando seu machucado pois ao ver o Nick assassinado pessoas Valerie toma a atitude de detê-lo e acaba salvando a vida de quem ela mais "odiava".  
  Valerie terá que voltar para a escola e enfrentar todos os alunos que sofreram com o acontecimento, tudo esta mudado, amigos agora não a aceitam mais e quem ela odiava agora acaba a ajudando.
   Apesar de Nick ter feito ela sofrer muito ela ainda não acha ele de todo ruim, pois lembra que viveu ótimos momentos com ele. Lembra de seu fascínio por Shakespeare, lembra dos momentos que ele a fez esquecer de cada problema e se concentrar apenas naquele momento que os dois compartilhavam da mesma emoção, o mesmo desejo e de viver o momento eternamente.
   O que mais gostei no livro foi todo o sentimento envolto na Valerie, quando quem ela imagina que deve apoiá-la não a faz e quem deveria odiá-la estende a mão.
   A autora escreve o livro com muito talento e me faz querer descobrir o que vem depois em cada pagina. Mas em alguns momentos achei que faltou um pouco de outros personagens pois assim teríamos mais visões para podermos entender melhor o que as pessoas sentiram.
   Não costumo falar da edição do livro mas resolvi falar desta vez, a Editora Gutenberg esta de parabéns pois o livro foi muito bem feito e é difícil encontrarmos algo tão bem feito e que traga em seu todo um grande experiência.

NOTA DO LIVRO:
Título: A Lista Negra

Autor (a): Jennifer Brown
Edição: 1
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
Páginas: 272

Escrito por Vitro Gustavo.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário