terça-feira, 29 de abril de 2014

Resenha: Doctor Who: Shada.


   "Doctor! Doctor Who?" Sim sou viciado em "Doctor Who", ao ler este livro fiquei com um único e grande pensamento na minha cabeça, para realmente entender o que o livro apresenta é necessário ter assistido alguns episódios da série clássica.


 Sinopse Oficial:
   Vista e cultuada em mais de 200 países, a série de TV Doctor Who é um ícone cultural britânico que conquistou mais de 70 milhões de fãs em 50 anos de aventura. O seriado acompanha o Doutor: um viajante misterioso, vindo do planeta Gallifrey, movido pelo desejo de explorar todos os cantos do tempo e do espaço. Um dos Senhores do Tempo, o Doutor é capaz de se regenerar para escapar da morte, mudando de corpo, rosto e personalidade. Com seus companheiros, humanos e alienígenas, ele protege a Terra e o cosmos contra perigos de todos os tipos. Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura “perdida” de 1979. Escrita pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de O guia do mochilerio das galáxias, Shada traz a quarta encarnação do Doutor e sua companheira Romana II.


 Resenha:
    Após relatar que sou viciado na série ficou óbvio que comecei a ler o livros com uma expectativa enorme, provavelmente não tinha sentido uma expectativa tão grande desde que comecei a ler "A Esperança", porém infelizmente o livro não foi tudo o que eu esperava. 
   "Doctor Who: Shada" traz para os leitores um roteiro de um episódio nunca exibido e transformado em livro, nele vemos o famoso Doctor com sua companheira Romana || em um típico dia em que ele salva mais o universo, nele somos apresentados ao Professor um "Senhor do Tempo" aposentado (pessoalmente achei muito curioso essa situação de aposentadoria), o Professor trabalha em uma Universidade e como um bom professor ele ajuda muitos alunos a explorar mais o mundo em que vivemos, para isso ele empresta alguns livros para Chris Parsons que por engano pega um livro vindo de Gallifrey e que influência em toda a trama.
    Ao mesmo tempo somos apresentados a Skagra que tem como objetivo de vida se tornar a maior força do universo e para que isso aconteça ele está procurando um meio de achar Shada, para isso ele chega a Terra onde encontra um meio de achar finalmente Shada.
    O Doctor é inserido na história no momento que ele recebe uma mensagem com um pedido de ajuda vindo do Professor, a partir deste momento começamos a entender as ligações que o livro apresenta.



   O principal motivo do livro não me fazer amá-lo é que não consigo ver uma firmeza da história além de em nenhum momento o livro demonstrar algo novo, talvez isso aconteça porque a história em si foi criada a muitos anos e provavelmente era algo mais novo e diferente na época. A história é escrita de uma forma simples que muitas vezes deixa o livro um pouco chato e tedioso, no final o livro não consegue segurar o leitor já que não trás uma grande reviravolta ou algo do tipo, apesar de ter tido a chance.
   Contudo o livro é um bom entretenimento e com certeza os fãs da série gostarão da experiência de ter o universo do Doctor dentro de um livro. 

Nota do Livro:
Título: Doctor Who: Shada

Autor (a): Gareth Roberts
Edição: 1
Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 352

Escrito por Vitor Gustavo
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário