terça-feira, 15 de abril de 2014

Resenha: O Cemitério.

 

   Stephen King quem nunca leu um livro dele, bem eu tive minha primeira experiência com seus livro muito recentemente, porém já posso dizer que sou fã do seu estilo de escrita e narrativa.

  Sinopse Oficial:
    Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites. Prepare-se para páginas de puro pavor. Em uma de suas mais terríveis histórias, Stephen King mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada. 

   Resenha:
   Dr. Louis Creed acaba de se mudar para a região do Maine, em busca de um emprego melhor que lhe proporcione uma melhor estabilidade e uma melhor vida profissional e particular. Sua nova casa situada perto de uma rua muito movimentada e seu emprego na conceituada Universidade parecem perfeitos para que ele consiga o que quer. No dia em que ele se muda para sua nova casa ele conhece seus vizinhos mais próximos, Jud e Norma. Eles são simpáticos e muito hospitaleiros e demonstram uma enorme felicidade em receber a família Creed.
  A vida de Louis começa sair dos trilhos no seu primeiro dia no novo emprego, como médico de uma Universidade ele esperava encontrar apenas alguns jovens com simples problemas, porém ele se vê envolto em uma situação estrema que acarreta na morte de um universitário.
   Até aí seria um dia um tanto normal para um médico, porém o que ele não esperava era ter seus sonhos abalados por este acontecimentos. 


  Em um dia comum com seus vizinhos, Louis recebe um convite inusitado, Jud convida ele e sua família para fazer uma passeio por uma trilha que leva até um antigo cemitério de bichos. Louis aceita a oferta pois ele acredita que não teria nada de errado conhecer melhor o entorno de sua propriedade, ao chegar lá percebesse que este cemitério é muito antigo e que possui animais enterrados desde muito antes de sua mudança. O cemitério é organizado em círculos além de ter ao seu fundo um grande volume de árvores tombadas que forma um espécie de barreira entre o cemitério e o que teria atrás do mesmo. 
  A história começa a tomar forma no feriado de Ação de Graças quando a mulher e filhos do Louis vão passar o feriado com a família de sua esposa e ele fica pois não gosta de seus sogros. Um feriado que parecia ser um dia calmo se torna algo maior quando seu vizinho avisa que um gato foi atropelado e Louis identifica o gato como sendo de sua filha. Ao perceber que o gato faria falta para a família de Louis, Jud pede para que ao anoitecer Louis deve colocar o gato em um saco plástico e segui-lo. O que Louis não imaginou é que Jud não estava levando-o ao cemitério de bichos e sim a um cemitério indígena onde ele acabou enterrando o gato da família. Ao chegar em casa ele não tem certeza se conta ou não para sua filha o ocorrido mais resolve esperar ela voltar da viagem, o que ele não sequer imaginou era que ao acordar no outro dia se depararia com o gato vivo perto se sua cama, a partir dai a vida de Creed se torna um grande mistério para ele mesmo.

   Stephen escreve de forma simples mais ao mesmo tempo muito complexa, pois ele não deixa nenhum fato escapar do leitor deixando assim o livro muito completo mas sem deixá-lo cansativo ou pesado. Diferente de outros autores ele não mostra logo de cara o "monstro ou assombração" que o livro traz, ele procura primeiro desenvolver toda uma história para os personagens de modo que nós sentimos muito próximos deles proporcionando uma reação maior quando algo de ruim acontece com os mesmos. 
   Como um primeiro livro que li do autor estou pasmo com sua maestria e agilidade em montar uma história que surpreendeu o leitor a cada momento mesmo não me surpreendendo com o final pois consegui imagina-lo um bom tempo antes das cenas finais acontecerem.
    Nota do Livro:
Título: O Cemitério.

Autor (a): Stephen King
Edição: 1
Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 424

Escrito por Vitor Gustavo
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário