terça-feira, 6 de maio de 2014

Resenha: A Tormenta de Espadas.

 

   Depois de sobreviver a "Guerra dos Tronos" e a "Fúria dos Reis", finalmente terminei o terceiro livro de "As Crônicas de Gelo e Fogo". "A Tormenta de Espadas" foi surpreendente de várias maneiras e o primeiro motivo é o seu tamanho intimidados, porém se engana quem imagina que vai demorar para ler o livro.

Sinopse Oficial:
A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa? 



Resenha:
   Fazer uma resenha do terceiro livro de uma série traz muitos spoilers dos dois primeiros então não reclamem se você ainda não leu os primeiros e pegou algum Spoiler nesta resenha. Como muitos dizem "A Tormenta de Espadas" é o livro que mais contêm mortes e com isso vemos muitas reviravoltas no decorrer do mesmo. Basicamente o livro continua do ponto onde "A Fúria dos Reis" acabou já que George não pula grandes espaços de tempo, isso deixa o começo do livro um pouco arrastado e chato de ler, porém não desanime com este começo.
   Daenerys chega a Baia dos Escravos, neste momento ela mostra a que veio e nos deixa impressionados com o que ela é capaz de fazer, gerando até mesmo a minha provável cena favorita do livro. Arya está novamente atrás de sua vingança porém desta vez ela usa outros caminhos para conseguir isto. Jon continua mostrando-se aliado ao rei além da muralha e neste livro vemos novos relacionamentos surgindo na vida dele o que acarreta em muitas decisões que muda a história. Tyrion não é mais Mão do Rei agora tem outro cargo mas dentro do palácio, apesar de que no começo e meio do livro ele não pareça tão importante para os acontecimentos, do meio para o fim ele traz grandes reviravoltas para a história 



   Em todo o livro acontece grandes reviravoltas e muitas descontruções, percebemos que o livro fecha um ciclo e que os personagens muitas vezes acabaram tomando rumos diferentes do esperado. Em seu todo o livro aborda ainda mais o lado político, e começa a tratar melhor a parte mágica da história, nele podemos observar melhor os dragões, os outros, a religião que é fortemente representada pela mulher vermelha.
   O livro tem muitos pontos fortes como muita ação e grandes acontecimentos, Martin novamente escreve de um jeito que deixa o leitor cada vez mais curioso pela história o que deixa omnívoro mais rápido no final, além de trazer grandes mortes que muitos odiaram e outros amaram.

Nota do Livro:


Título: A Tormenta de Espadas.

Autor (a): George R. R. Martin
Subtítulo: As Crônicas do Gelo e do Fogo - Livro 3
Edição: 1
Editora: LeYa Brasil
Ano: 2011
Páginas: 884
Escrito por Vitor Gustavo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário