terça-feira, 15 de julho de 2014

Resenha: "2001: Uma Odisseia no Espaço."


 Quando pensamos em Ficção-Cientifica vários livros surgem em nossa cabeça entre eles temos "2001: Uma Odisseia no Espaço".

Finalmente eu li este livro. Primeiramente só quero lhes informar uma coisa: eu demorei tanto para lê-lo, porque há muito tempo eu não lia algo tão surpreendente e fantástico.

Sinopse Oficial:
   No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.



Resenha:

Prometendo uma historia surpreendente e encantadora "2001: Uma Odisseia no Espaço", é ‘’dividido’’ em 3 partes ou tempo, na historia da humanidade. Primeiramente vemos o autor descrevendo o que seria  o inicio da humanidade, ou seja, o momento em que, como é descrito no livro, o Homem Macaco começa a perceber como o ambiente e as coisas em gerais têm sua importância e, pode ser utilizada para melhorar sua vida, além de já apresentar algo que se torna, digamos, recorrente no livro, e que apresenta o tom de todo o livro.

Logo depois, já temos a primeira mudança na historia, na década de 90 somos apresentados ao Dr. Floyd, que está a caminho da base internacional, situada na lua. Por algum motivo ele foi designado a presentar-se na base, porém não foi dito o porquê essa visita é necessária. 

Quando o Dr. Floyd chega a base e, finalmente descobre o segredo que o fez ser requisitado no local, é apresentado a uma grande descoberta: foi encontrado um objeto misterioso, chamado de Monolito, enterrado na lua há 3 milhões de anos. Essa descoberta torna uma procura no espaço ainda mais imprescindível, o que os faz perceber que, a partir daquele momento, o universo não é mais como eles imaginavam.

Com tudo o que está retratado no livro também vemos em um terceiro momento que este segredo guardado gerou toda uma expedição para desvendar o real sentido desta descoberta. A partir deste momento, o livro se torna uma maravilhosa viagem pelo espaço ainda não explorado, o que nos gera algo incrível, que nos parece ser algo que sentiríamos se um dia estivermos no lugar do astronauta e Dr. David Bowman e seus parceiros de viagem.



Apesar de querer escrever muito mais sobre a historia do livro entendo que qualquer outra informação seria um grande Spoiler. O livro apresenta uma historia diferente de todas que eu já li, conseguindo me deixar extremamente curioso com o fim de cada capitulo. A escrita consegue ser incrível, pois é fácil de ler e compreender, apesar de que em vários momentos são apresentados dados mais complexos sobre toda a exploração no espaço.

Normalmente, não falamos sobre a edição dos livros, porém desta vez não posso deixar de comentar, pois o livro feito pela editora Aleph traz um material extra que deixa a leitura ainda mais interessante, pois conseguimos imaginar todo o trabalho que o autor teve ao desenvolver este livro. Além de trazer também dois ‘’contos’’ que deram a base do livro e do filme "2001:Uma Odisseia no Espaço" que foi lançado antes do livro, e claro o livro é "lindo", já que ele é um monolito igual ao da historia.

Nota do Livro:
Título: 2001: Uma Odisseia no Espaço

Autor (a): Arthur C. Clarke
Edição: 
Editora: Aleph
Ano: 2013
Páginas: 336


Escrito por Vitor Gustavo.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário