terça-feira, 5 de agosto de 2014

Resenha: "Minha Metade Silenciosa"


   Sim este é mais um livro YA (Young Adult), e sim também traz como tema um jovem com problemas devido algum problema, contudo este livro se difere dos demais pois conseguiu tratar dos problemas do personagem principal sem ser clichê e nem apelando para o que já foi feito antes por livros do mesmo gênero. 

Sinopse Oficial:
    Stark McClellan tem 14 anos. Muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência, é a amizade e o apoio do irmão sua referência de amor. Um dia, porém, o pai descobre um segredo de Bosten, que foge de casa. E Palito, em uma jornada de amadurecimento, o buscará para ajudá-lo.

Resenha:
   “Minha Metade Silenciosa” traz a historia de um adolescente apelidado de Palito(Stick), por ser muito magro e alto para sua idade, ele nasceu com apenas 1 orelha o que o afeta pelo resto da vida e logo no começo do livro já sabemos que ele sofre bullyng na escola e que seu irmão mais velho o defende de todos o que torna a relação entre eles muito forte e importante para o Palito. Alem de sofre agressões na escola, Palito também acaba sofrendo muito com seus pais que são extremamente violentos com ele e seu irmão e isto é o que gera toda a historia mudar na metade do livro.
   Apesar de sofre muito o Palito também tem grandes amigos que vamos conhecendo no decorrer da historia, sua melhor amiga é uma das poucas pessoas que vemos que gostam dele desde o inicio do livro, porem no decorrer do livro ele consegue encontrar pessoas que não veem apenas a deficiência dele e sim o que ele é de verdade. Percebemos também como as pessoas são diferentes em uma mesma cidade e ainda uma diferença ainda mais notável quando vemos o Palito em um lugar novo porem que acaba fazendo mais amigos em menos tempo.
   Alem do próprio Palito vemos que seu irmão também sofre muito com seus pais e também com o bullyng que sofre, apesar de não ser o personagem central ele também traz uma grande importância na escola o que gera ainda mais imparia pelo personagem, pois através da historia vamos descobrindo o quanto ele sofre não apenas por ser irmão do Palito, mas também pelos seus próprios problemas.

  
   O livro se baseia em uma premissa digamos um pouco ja conhecida e muito utilizada, porem uma das grandes vitorias deste livro é conseguir destacar os sentimentos de todos os personagens, sem precisar ficar o tempo todo descrevendo o que o personagens sentem, digamos que apenas com as falas e as ações dos personagens conseguimos identificar um sentimento, e isto com certeza é um grande diferencial do livro. Apesar de desde as primeiras paginas do livro eu já conseguir prever o que iria ocorrer no final, isto não estragou o livro para mim pois como já dito a escrita do autor e toda a historia criada deixa o leitor preso no livro, não querendo o largar, pois que saber o que vai acontecer em seguida.

   Apesar de ser um livro que traz muitas informações a todo momento, ele não se tornou algo cansativo e chato, grande parte é pela escrita do autor que de forma alguma é exagerada. A historia em si é um grande acerto do autor, porem não podemos esquecer que uma historia não consegue ser tão boa sem grandes personagens o que este livro com certeza tem.

Nota do Livro:


Título: Minha Metade Silenciosa.

Autor (a):  Andrew Smith
Subtítulo: Stick
Edição: 1
Editora: Gutenberg
Ano: 2014
Páginas: 304

Escrito por Vitor Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário